APPImagem, a Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem

A APPImagem tem vindo a criar uma estrutura que reúne todos os Profissionais do sector, de forma a debaterem os seus problemas, promovendo e valorizando os seus Associados tanto como pessoas como Profissionais. Desde 1994, a APPImagem realiza inúmeras iniciativas ao longo do ano, como a ExpoFoto, Qualificações, Seminários de Fotografia, Acções de formação, Cursos especializados, Exposições de Fotografia e Safaris Fotográficos, sempre em função dos interesses dos seus Associados.

Historial da Associação

1994

Em 1994 um grupo de Fotógrafos Profissionais reune-se em Paredes por iniciativa de Manuel da Silva Pacheco, descontentes com o panorama associativo da altura, e nasce uma organização sem fins lucrativos, a Associação Regional de Fotógrafos Profissionais do Vale do Sousa (AFP), tendo como principal objectivo uma maior interacção entre todos os agentes da fotografia.

Fundada em 17-11-1994 , a AFP teve durante os seus primeiros anos uma sede (gentilmente cedida pela Câmara de Municipal de Penafiel) na Praceta da Alegria , Edifício Municipal.

1997

Em 1997, a AFP realiza o seu Iº Seminário de Fotografia e Video em Penafiel, que se repete anualmente desde então, tendo passado por diversos locais como Paredes, Matosinhos, Oliveira do Bairro, Figueira da Foz, Tróia, Gerês, Mirandela, Caldas da Raínha e Santa Maria da Feira.

1998

A AFP realiza o seu II Seminário de Fotografia e Video em Penafiel.

1999

A AFP realiza o seu III Seminário de Fotografia e Video em Paredes.

2000

A AFP realiza o seu IV Seminário de Fotografia e Video na Exponor.

A AFP dedica-se cada vez mais à formação, começando actividades regulares nesta área.

2001

Em Março, a AFP realiza o seu V Seminário de Fotografia e Video em Oliveira do Bairro.

Começam a surgir como associados da AFP, Fotógrafos Profissionais de Norte a Sul do Pais.

2002

Em Março, a AFP realiza o seu VI Seminário de Fotografia e Video na Figueira da Foz.

2003

Em Abril, a AFP realiza o seu VII Seminário de Fotografia e Video em Tróia.

2004

A AFP-Associação Regional de Fotógrafos Profissionais do Vale do Sousa, torna-se uma Associação Nacional, passando a designar-se por AFP – Associação de Fotógrafos Profissionais.

Em Março, a AFP realiza o seu VIII Seminário de Fotografia e Video no Gerês.

Em 2004 a AFP cria a sua página na internet, para ficar mais perto dos seus Associados.

Em Novembro, a AFP candidata-se a membro da FEP-Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais, para qual é aceite.

2005

Em Março, a AFP realiza o seu IX Seminário de Fotografia e Video em Mirandela.

A AFP realiza diversas Acções de Formação de Photoshop em Braga, Coimbra e Setúbal.

No final do ano a AFP faz um acordo para a recolha gratuita dos resíduos químicos para sócios.

2006

Em Março a AFP realiza o seu X Seminário de Fotografia e Video nas Caldas da Rainha. É também neste ano que, integrado no X Seminário, se realiza pela primeira vez o Salão de Expositores, com dimensões de uma autêntica Feira Nacional de Fotografia, e nasce o Sistema de Qualificações em Portugal, com as “Qualificações Zero”.

Em Abril, Jorge Santos, de Espinho, candidata-se com a AFP, ao conceituado certificado de Qualidade Europeu – Certificado QEP, tornando-se no Primeiro QEP Português, na área da Moda.

Em Dezembro, após aprovação em Assembleia Geral, a AFP adquire um espaço para sede própria em Paços de Ferreira.

2007

Em Março realiza-se o XI Seminário de Fotografia e Video, nas Caldas da Rainha pelo 2º ano consecutivo, e também o II Salão de Expositores com um crescimento de 40%, o que o torna definitivamente numa Feira Anual.

Em Abril inicia-se uma remodelação da página na internet da AFP com o objectivo de se tornar mais interactiva.

Em Novembro realizam-se as 1ªs Qualificações de Obras Fotográficas da AFP, na nova sede em Paços de Ferreira.

Em Novembro, durante o seu 13º Aniversário, a AFP inaugura oficialmente a sua nova sede em Paços de Ferreira, com a presença do Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Sr. Pedro Oliveira Pinto. Neste mesmo dia é aberta ao público a primeira Exposição na Galeria de Exposições da AFP com o trabalho do Fotógrafo Distinguido da AFP, e QEP pela FEP Jorge Santos.

2008

Em Fevereiro realizou-se o I Congresso Europeu em Valência, onde a AFP teve o papel de Adjunto do Director do Congresso, D. Ricardo Carrillo. O Congresso contou com a presença de 800 Europeus, onde a seguir aos Espanhóis, Portugal foi o País mais representativo com 100 Portugueses.

Em Março realiza-se o XII Seminário de Fotografia e Video, e III Salão de Expositores, na Expoente, nas Caldas da Raínha, passando a ter a designação de ExpoFoto 2008.

Em Novembro realizam-se as 2ªs Qualificações de Obras Fotográficas da AFP, na sede em Paços de Ferreira.

2009

Em Março realiza-se a ExpoFoto 2009XIII Seminário de Fotografia e Video e IV Salão de Expositores, na Expoeste, nas Caldas da Raínha.

Em Novembro realizam-se as 3ªs Qualificações de Obras Fotográficas da AFP, na sede em Paços de Ferreira.

2010

Em Março realiza-se a ExpoFoto 2010XIV Seminário de Fotografia e Video e V Salão de Expositores, na Expoeste, nas Caldas da Raínha.

Em Novembro realizam-se as 4ªs Qualificações de Obras Fotográficas da AFP, na sede em Paços de Ferreira.

2011

Em Março realiza-se a ExpoFoto 2011XV Seminário de Fotografia e Video e VI Salão de Expositores, na Expoeste, nas Caldas da Raínha.

Em Novembro realizam-se as 5ªs Qualificações de Obras Fotográficas da AFP, na sede em Paços de Ferreira.

2012

Em Março realiza-se a ExpoFoto 2012XVI Seminário de Fotografia e Video e VII Salão de Expositores, na Expoeste, nas Caldas da Raínha.

Em Novembro realizam-se as 6ªs Qualificações de Obras Fotográficas da AFP, na sede em Paços de Ferreira.

2013

Em Março realiza-se a ExpoFoto 2013XVII Seminário de Fotografia e Video e VIII Salão de Expositores, na Expoeste, nas Caldas da Raínha.

Em Maio a AFP altera oficialmente a sua designação para Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem, adoptando a sigla APPImagem, com o intuito de poder representar não só os Fotógrafos Profissionais, mas também os Videógrafos e todos os Profissionais que trabalham com a Imagem.

Em Novembro realizam-se as 7ªs Qualificações de Obras Fotográficas da APPImagem, na sede em Paços de Ferreira.

2014

Em Janeiro realizam-se as 8ªs Qualificações de Obras Fotográficas da APPImagem, na sede em Paços de Ferreira.

Em Março realiza-se a ExpoFoto 2014XVIII Seminário de Fotografia e Video e IX Salão de Expositores, na Expoeste, nas Caldas da Raínha.

2015

Em Janeiro realizam-se as 9ªs Qualificações de Obras Fotográficas da APPImagem,em Fátima.

Em Março realiza-se a ExpoFoto 2015XIX Seminário de Fotografia e Video e X Salão de Expositores, na Expoeste, nas Caldas da Raínha.

2016

Em Janeiro realizam-se as 10ªs Qualificações de Obras Fotográficas da APPImagem, em Fátima.

Em Março realiza-se a ExpoFoto 2016XX Seminário de Fotografia e Video e XI Salão de Expositores. Após 9 anos nas Caldas da Raínha, o evento muda-se para o Europarque em SM Feira.

Em Julho é lançado um novo Website da APPImagem, com uma imagem moderna e voltada para o futuro.

Estatutos e Regulamentos

Estatutos da APPImagem

DOWNLOAD

Código de Ética

DOWNLOAD

Regulamento Eleitoral

DOWNLOAD